domingo, janeiro 19, 2014

W.A.S.P.: Os supostos plágios de Blackie Lawless.

Uma das maiores bandas de Heavy Metal do mundo, o W.A.S.P. foi oficialmente formado em 1982 e logo no primeiro disco (1984) já ganhou notoriedade. A sonoridade crua, aliada ao visual e temática Dark Glam fizeram o quarteto ganhar uma base sólida de fãs, que continuaram seguindo o grupo pelas mais variadas mudanças de formação e musicalidade.

Ao longo dos mais de trinta anos de carreira, já que o vocalista, guitarrista e baixista já vinha da banda do ex- NEW YORK DOLLS, Arthur Kane, e passara pelo CIRCUS CIRCUS e o SISTER, algumas músicas começaram a soar "estranhamente" parecidas, ou reaproveitadas. Essa matéria foca nestas canções. Lembramos que são só sugestões aos fãs da banda para tirar suas próprias conclusões sobre o assunto, que é notório. À exceção do caso do THE WHO, Lawless só se utilizou de composições antigas, outras nem tanto, suas para criar algo novo.

Lembramos que este site é feito por um fã do W.A.S.P. e que não estamos acusando ou menosprezando a banda, tão somente apontando uma curiosidade para quem se interessa por ela.



A lista foi organizada por ordem cronológica da suposta ocorrência do plágio:

01 . "95 N.A.S.T.Y." (1986) X "Tear Down The Wall" (1980)




Acima a música que você já conhece bem. Abaixo, uma das canções da época que Lawless já tocava com o guitarrista Randy Piper (que ficou nos dois primeiros discos do W.A.S.P.) em 1980. Nos parece, até então, que o vocalista simplesmente se aproveitou da estrutura de uma música que ele escreveu e nunca pode lançar, para uma composição nova.
Há também uma música do W.A.S.P. chamada "Tear Down the Walls" no disco "Neon God Part II: the demise", mas sem outra relação com a antiga.



02 . "From Whom the Bells Tolls" (1989) X "Don't What I Am" (1981) X "The Gipsy Meets the Boy (1992)".



Parte da Ópera Metal escrita por Lawless na época da primeira grande ruptura do W.A.S.P., poucos sabiam que esta bela balada parece ter sido inspirada em um som que faz parte do lado B do single de "The Real Me", cover do THE WHO, lançado oficialmente em 1989. Confira abaixo.



Posteriormente, a época da internet revelou que na época do SISTER, grupo que tinha como baixista Nikki Sixx que futuramente fundaria o MÖTLEY CRÜE, já havia uma outra música que trás "semelhanças" com a que ficou imortalizada no discos "Crimson Idol". Se como da primeira vez, Lawless quis se aproveitar de uma canção nunca gravada oficialmente, qual teria sido a intenção do músico ao voltar a este som em 1992?
Se você reparar na letra, irá perceber que parte da introdução de "The Invisible Boy" foi surrupiada desta da música do SISTER.



03 . "Don't Cry (Just Suck)" (1999) X "Blind In Texas" (1984).



Ouvindo essa música um tanto controversa com a temática do sexo oral lançada na volta do W.A.S.P. com sua sua sonoridade clássica, nós notamos semelhança no riff principal, virada de bateria e estrutura na introdução de sons mais famosos do grupo. Você concorda?



04 . "Let It Roar" (2001) X "L.O.V.E. Machine" (1984).




No disco de estúdio que marcou a (última?) despedida do clássico guitarrista Chris Holmes, há quem diga que a faixa supracitada é semelhante demais com o famoso petardo do debut.



05 . "Clockwork Mary" (2004) X "I Can't" (1995).



Se nas músicas anteriores a "parte semelhante" era na introdução, na sua segunda Ópera Metal, Lawless usou toda uma passagem instrumental e as letras, sem mudar uma linha sequer. Repare aos 02:27 da música do "Neon God" e aos 02:03 da canção do "Still Not Black Enough".




06 . "Take Me Up" (2007) X "Hallowed Ground" (2002).



Ainda que canção de 2002 tenha um arranjo mais trabalhado e efeitos na voz de Lawless, as notas do piano usado no canto das duas músicas soam exatamente as mesmas.



07. "See Me, Fell Me" (1969) X "Last Redemption" (2008).




Essa foi a única vez que encontramos em que Lawless se valeu da música de outro compositor, seu bom amigo Pete Townsend, do THE WHO. Se você reparar, as notas tocadas em parte da introdução do longo tema que fecha o disco "Tommy", que deu fama aos ingleses, são as mesmas da música que encerra a segunda Ópera escrita pelo estadunidense. Uma homenagem a seu amigo e mentor?



08 . "Crazy" (2009) X "Wild Child" (1985).



Inverta as notas da introdução da clássica canção do disco "The Last Command" e você ouvirá exatamente as primeiras notas da música que abre o disco "Babylon". Alguém discorda?



09 . "Babylon is Burning" (2009) X "Burning Man" (2007).



Para fechar, se das outras vezes Blackie Lawless pegou uma música famosa do W.A.S.P. e reutilizou parte dela em uma outra que não deu muito certo, aqui a "suposta apelação" foi mais longe. Pois a mais antiga foi single do disco "Dominator" e a mais nova era carro chefe do mais recente disco do grupo "Babylon".



Lembramos que as músicas dos discos "Crimson Idol" e "The Neon God" em que trechos se repetem dentro destes mesmos álbuns foram desconsideradas, pois estes trabalhos têm estrutura de ópera, o que permite tal formato e recorrências.

Encerreamos aqui mais esta viagem polêmica pelo rock pesado (e dissidente). Sinta-se a vontade para expor se alguma outra música deveria estar aqui, ou se exageramos em alguma suposta semelhança, nos comentários abaixo.

Auto plágios homenagens ou o como quiserem chamar, o W.A.S.P. é uma das mais bem sucedidas bandas do Heavy Metal oriundas dos anos 1980 e quando a isso não se pode polemizar.

Sites relacionados (em inglês):

http://www.waspnation.com/
https://twitter.com/WASPOfficial
https://www.facebook.com/W.A.S.P.Nation

Nenhum comentário:

Postar um comentário